A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é uma das principais regiões turísticas do Brasil e conhecida principalmente pela produção de vinhos e espumantes, que são exportados para todo o mundo. Todos os anos, milhares de pessoas visitam a região, que conta ainda com subdivisões, para conhecer de perto o processo de produção das bebidas e também, a história da imigração de outros povos ao estado.
A região foi o berço da imigração italiana quando chegaram ao Brasil e por isso, muito da cultura da Itália pode ser encontrada no local. Eventos e experiências que remetem às tradições acontecem durante todo o ano, resgatando a história dos antepassados e proporcionando aos visitantes uma imersão cultural.
Quem vai até a região, pode conhecer de perto o processo de produção dos vinhos, desde a plantação das uvas até o momento em que ele é engarrafado. Além disso, a gastronomia do local também é extremamente rica. Os visitantes encontram as mais diversas opções de cardápio, passando desde churrascos, massas, fondues, sequências italianas e comidas regionais.
Além de todas as opções de experiências, a região também conta com paisagens incríveis com vista para os parreirais, campos e o pôr do sol em meio aos vinhedos.