Onde História, Vinhos e Paisagens se Misturam em uma Experiência Inesquecíve

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é uma das principais regiões turísticas do Brasil e conhecida principalmente pela produção de vinhos e espumantes, que são exportados para todo o mundo. Todos os anos, milhares de pessoas visitam a região, que conta ainda com subdivisões, para conhecer de perto o processo de produção das bebidas e também, a história da imigração de outros povos ao estado.

A região foi o berço da imigração italiana quando chegaram ao Brasil e por isso, muito da cultura da Itália pode ser encontrada no local. Eventos e experiências que remetem às tradições acontecem durante todo o ano, resgatando a história dos antepassados e proporcionando aos visitantes uma imersão cultural.

Quem vai até a região, pode conhecer de perto o processo de produção dos vinhos, desde a plantação das uvas até o momento em que ele é engarrafado. Além disso, a gastronomia do local também é extremamente rica. Os visitantes encontram as mais diversas opções de cardápio, passando desde churrascos, massas, fondues, sequências italianas e comidas regionais.

Além de todas as opções de experiências, a região também conta com paisagens incríveis com vista para os parreirais, campos e o pôr do sol em meio aos vinhedos.

Quando visitar

As experiências e atrações acontecem durante todo o ano, mas dependendo da época é possível ter acesso a um momento diferente da colheita ou ainda em relação ao clima da região.

Primavera e outono
As duas estações são épocas perfeitas para quem quer aproveitar as paisagens incríveis da Serra Gaúcha. É possível fazer degustações ao ar livre, conhecer os vinhedos e curtir a gastronomia a céu aberto. As temperaturas mais amenas são ideais para momentos mais relaxantes.

Verão
O verão é um dos momentos mais esperados por toda a região. Isso porque é durante a estação que acontece a Vindima, a tradicional festa da colheita e que celebra mais um ano de plantação. Entre as atrações mais procuradas está a pisa das uvas, uma das experiências mais realizadas pelos visitantes.

Inverno
Um dos pontos altos da Serra Gaúcha são as atrações turísticas durante o frio. Milhares de pessoas vão até a região na expectativa, inclusive, de ver neve. São opções de passeios com vinho, gastronomia, muito chocolate e paisagens de tirar o fôlego.

 

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha