Vinícola Ametista

Vinhos de alta qualidade na maior jazida de pedras ametista do mundo!

Informações gerais
Endereço registrado
Guias que faz parte:
Ideal para:
Mood Icon
Vinho em primeiro lugar

Uma vinícola jovem e também uma empresa familiar, que teve início em 2009, trabalhando desde o cultivo da uva até o envelhecimento de vinhos! Hoje, a vinícola possui aproximadamente 20 hectares de parreiras próprias e em torno de 6 agricultores integrados. 

São produzidos cerca de 280 mil litros de vinho por safra. Os vinhos são armazenados em uma antiga mina de extração de geodos, com cerca de 300 metros de profundidade.

Além de estar localizada na região das pedras preciosas e águas termais, a vinícola também se tornou referência na qualidade do vinho produzido. Um dos motivos é o solo, pedregoso, drenado, mineralizado, com estações e clima bem definidos tornando o local único no mundo, propício para a produção que garante uva com perfeita maturação e taninos, sendo uma safra mais precoce em relação a outros lugares, iniciando no final de dezembro e encerrando em meados de fevereiro.

As variedades de uvas que encontradas na vinícola são: Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Moscato, Bordô, Niágara e Goethe. 

Visitação e degustação na Vinícola Ametista

Tudo começa no interior das galerias, onde os visitantes conhecem o processo de produção dos vinhos e passam por cada etapa da bebida até chegar à fase de envelhecimento. 

Após o passeio, é servido a degustação de vinhos, licor e suco na loja da vinícola, onde é possível também adquirir os produtos locais.

  • Quando: Segunda a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 18h.
  • Valor: R$ 20 por pessoa.