Banne
review

Semana Farroupilha: da Revolução que mexeu com o Sul à tradição no parque

A semana farroupilha está chegando e a nossa pergunta é: você sabe ou lembra da história do nosso Rio Grande? E o melhor: gosta de visitar o acampamento farroupilha da sua cidade? 

Já avisamos: a nossa cultura vai muito além do chimarrão e churrasco! Hoje a nossa lista é especial sobre as nossas raízes. Vamos relembrar momentos históricos e importantes para a nossa história.E explicar a relação dos acampamentos farroupilhas em setembro. Vem saber mais!  

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, é um dos momentos mais marcantes da história do Rio Grande do Sul. Ela começou em 20 de setembro de 1835, como uma revolta dos estancieiros gaúchos contra o governo imperial brasileiro. Os farroupilhas, como eram chamados os revolucionários, estavam insatisfeitos com a alta tributação sobre os produtos da região, principalmente o charque (carne-seca), que era uma das principais atividades econômicas do sul na época. 

Uma das vitórias mais emblemáticas dos farroupilhas aconteceu em 1836, na Batalha do Seival, comandada por Bento Gonçalves. Suas tropas derrotaram o exército imperial, e, após essa vitória, foi proclamada a República Rio-Grandense, um marco importante no movimento separatista gaúcho.

A revolta durou dez anos, até 1845, quando foi assinado o Tratado de Poncho Verde, encerrando o conflito. No entanto, a Revolução Farroupilha deixa um legado de orgulho e resistência dos gaúchos. 

O Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é uma celebração que mantém viva a chama dessa revolução. Todos os anos, em setembro, o Parque da Harmonia se transforma em uma grande área de acampamentos temáticos, com famílias, piquetes (grupos tradicionalistas) e centros de tradição gaúcha (CTGs) que ficam por lá durante várias semanas, celebrando as tradições, a cultura e o espírito farroupilha. 

Esse evento tem como ponto alto o dia 20 de setembro, com desfiles, danças e muita comida típica, como o churrasco, arroz de carreteiro e chimarrão. A estrutura do Parque Harmonia ainda conta com diversos pontos de alimentação, feira de artesanato e agricultura, concursos culturais e tradicionalistas, um parque de diversões e dois palcos com atrações. Ah, e ainda tem as churrasqueiras públicas, que você pode levar e fazer o teu assado.

O Acampamento Farroupilha de Porto Alegre vai até o dia 22 de setembro e está localizado na Av. Loureiro da Silva, 255. O horário de funcionamento é diariamente das 9h ás 00h e tem estacionamento no local.

Ah e a região dos Pampas tem uma forte ligação com essa história. Com suas vastas planícies, campos sem fim e uma cultura profundamente enraizada no trabalho com o gado, o Pampa foi o cenário principal da Revolução Farroupilha. Ali, entre as cidades da Fronteira, como Bagé, Uruguaiana e Santana do Livramento, os estancieiros resistiram, lutando por uma terra que refletia suas tradições e modo de vida. O gaúcho, símbolo maior dessa região, é o retrato fiel de um povo que, desde aqueles tempos, carrega um forte espírito de independência e amor pela liberdade.

Hoje, quando se fala em acampamento farroupilha e na Revolução Farroupilha, estamos falando de mais do que um simples evento histórico. Estamos celebrando um pedaço da alma gaúcha, que se espalha pelas paisagens dos Pampas e Fronteira. Essa mistura de história e tradição faz parte da identidade do Rio Grande do Sul e, todos os anos, traz à tona o orgulho de ser gaúcho!

Acompanhe nas nossas redes sociais, a mini série de conteúdos sobre a Semana Farroupilha. E Viva O RS!