Manhã: Espumantes medalhistas na Vinícola Casa Perini
Farroupilha é conhecida como o berço da colonização italiana no Brasil e é o município com a maior produção nacional de vinho Moscatel. Além disso, é o maior produtor brasileiro das variedades de uva que levam o nome Moscatel.
A cidade também se destaca por ser a quinta região no Brasil a receber o reconhecimento como Indicação de Procedência (IP), um selo que certifica a origem e os métodos de elaboração dos produtos de uma determinada área. Esse reconhecimento é uma verdadeira garantia de qualidade para os vinhos produzidos na região.
Para os amantes de espumantes, a experiência oferecida pela Casa Perini é especial. Ela começa com uma visita exclusiva ao setor de elaboração de espumantes, onde é possível conhecer os métodos de produção da vinícola. E, para fechar com chave de ouro, os visitantes podem degustar uma seleção dos 5 espumantes mais premiados, acompanhados de uma deliciosa tábua de queijos!
Almoço: Osteria Della Colombina
A Osteria Della Colombina tem um ambiente que mistura delicadeza e rusticidade. Peças religiosas, objetos antigos, garrafas e fotos de família fazem parte do que parece um cenário, mas é muito real.
A chef Odete Bettú Lazzari, uma simpatia de pessoa, serve uma excelente comida italiana inspirada nos imigrantes da Serra Gaúcha: polenta brustolada, sopa de agnolini, saladinha de folhas, nhoque com salame, massas e carnes.
Aliás, tudo que se consome por lá é produzido no restaurante (plantado e colhido) ou comprado de pequenos produtores da região.
Tarde: D.O Espumante na Vinícola Miolo
A Miolo além de ser uma das maiores exportadoras de vinhos finos do Brasil, também tem experiências incríveis!
Os espumantes da experiência, por exemplo, são elaborados exclusivamente pelo Método Tradicional, que tem a segunda fermentação na garrafa, e só podem ser feitos com as Chardonnay e Pinot Noir.
A experiência é guiada por um sommelier e começa no vinhedo modelo da Miolo. Depois, você conhece mais sobre os métodos de elaboração dos espumantes D.O passeando pelo interior da vinícola e descobrindo as caves de envelhecimento.
E então é hora de subir pelo elevador para a torre da Miolo. É lá que acontece a degustação de quatro rótulos de espumantes, incluindo o Íride, um espumante ícone da vinícola. Com vista para o Vale dos Vinhedos e o famoso Lote 43, é o momento para aproveitar o visual e curtir degustando espumantes incríveis!
Jantar: Enoteca 75
A casa conta com um Wine Station e, na parte gastronômica, oferece pratos com nomes inspirados em uvas e regiões vinícolas. Há opções para almoço, happy hour e jantar, garantindo uma experiência completa para os amantes da boa gastronomia e dos vinhos.
Durante nossa experiência, escolhemos o jantar e começamos com bruschettas como entrada. Para o prato principal, optamos pelo gnocchi de batata com salmão, brie e um delicioso molho de espumante, além do mignon grelhado acompanhado de gratin de batata e fonduta de gorgonzola.
E, como sempre há espaço para a sobremesa, nossa sugestão é experimentar o petit gâteau com sorvete ou a seleção de três trufas de ganache de chocolate belga. Tudo isso harmonizado com vinhos escolhidos diretamente na Wine Station!
Hospedagem: Pousada Don Giovanni
Depois de tudo isso, só resta energia para chegar na pousada, tomar um banho relaxante e dormir!
Para uma noite dos sonhos, nossa sugestão é a Pousada da Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira. Ela oferece quartos superconfortáveis em um charmoso casarão antigo, além de uma cabana encantadora localizada próxima aos vinhedos.
O melhor de tudo é acordar com o som dos passarinhos e começar o dia com um delicioso café da manhã, que inclui uma taça de espumante para brindar o amanhecer!
Manhã: Vinícola Valmarino
Ao chegar na Valmarino, você se sente praticamente transportado para a Itália! A propriedade conta com um casarão antigo e histórico, rodeado por mesinhas e pallets para sentar, além de majestosos pinheiros e uma vista incrível para a cidade, cercada por parreirais. É como admirar um quadro vivo com uma paisagem de tirar o fôlego.
Nossa recomendação é participar da degustação orientada de quatro rótulos dentro do casarão, uma experiência imperdível. Mas, se preferir, também é possível aproveitar o garden, saboreando tábuas e taças de espumantes ou vinhos.
E, para fechar com chave de ouro, experimente o Coquetel Tipo Bellini, uma homenagem à Itália e à fruta da região, feito com 80% de espumante e 20% de pêssego. Uma delícia que combina perfeitamente com o clima do lugar!
Tarde: Bodega Czarnobay e macarrons
Agora se a ideia é adoçar a vida no melhor estilo, que tal uma harmonização de vinhos e macarrons?
Na Bodega Czarnobay, uma vinícola boutique que nasceu de projeto familiar, você pode se deliciar com a combinação de cinco sabores de macarons com vinhos e espumantes.
A especialidade francesa é muito bem preparada e pensada na melhor harmonização. Os macarrons de pistache e caramelo são imperdíveis!
Viva uma esticadinha
Se você conseguir encaixar no roteiro, a Vinícola Almaúnica, no Vale dos Vinhedos, é imperdível! Com vinhos premiados e reconhecidos em todos os cantos, vale muito a visita.
Para viajantes com crianças, a Vinícola Dal Pizzol é uma ótima opção. Com muita área verde e um parquinho para os pequenos, garante diversão para toda a família.
No Vale dos Vinhedos, a Vinícola Peculiare também é destaque. Ela oferece uma experiência incrível para quem quer entender mais sobre as denominações de origem.
Comer bem? Já anota aí: almoço na Francesco Trattoria, em Monte Belo do Sul. Além da comida ser excelente, o lugar é encantador. E se a ideia for um almoço mais rápido, com menu executivo e comida de qualidade, vá sem medo ao Apino!
Eu ouvi doces? Aproveite a experiência de fondue de chocolate na Vinícola Courmayeur. A harmonização do fondue com vinho, dentro da cave deles, é inesquecível! Outra experiência diferente são os gelatos alcoólicos da Così Gelatos, que prepara sorvetes artesanais maravilhosos.