
A capital nacional do espumante é uma cidade de cinema!

Garibaldi é uma das três cidades que fazem parte do Vale dos Vinhedos, conhecida como a capital nacional do espumante é referência na produção deste e abriga várias vinícolas que vale a pena você visitar, além de restaurantes clássicos da Serra Gaúcha.
O Passeio da Barragem, localizado no percurso da Maria Fumaça, é cercado por caminhos naturais e amplos espaços. Além de sua beleza cênica, ganhou destaque como uma das locações do filme "O Filme da Minha Vida" (dirigido por Selton Mello, 2017), consolidando-se como parte da Rota Cinematográfica. Esta rota inclui vários locais utilizados em produções audiovisuais, um setor que se fortaleceu na cidade com a criação da Garibaldi Film Commission em 2013.
O primeiro espumante brasileiro
A cidade de Garibaldi é sede da produção do primeiro espumante brasileiro, elaborado em 1913 pelo imigrante Manoel Peterlongo. Dois anos depois, a Vinícola Peterlongo foi criada, dando início à história do espumante no Brasil. Vindos da região do Tirol, no norte da Itália, a família Peterlongo produziu o único champagne elaborado no Brasil.

Como chegar
Saindo de Porto Alegre, o trajeto leva em média 2h de carro. De ônibus, as passagens podem ser compradas direto na Rodoviária da capital.
- Saindo de Gramado de carro, o trajeto leva cerca de 1h40;
- Não há ônibus direto de Gramado para Garibaldi;
- Saindo de Bento Gonçalves de carro, o trajeto leva cerca de 20 minutos.
Quando ir
A cidade segue as estações bem marcadas do Rio Grande do Sul. Na primavera e no verão é momento de aproveitar ao ar livre as belas paisagens da Serra Gaúcha, assistir ao pôr do sol e ver os parreirais cheios de uvas da temporada de vindima.
No outono e inverno a paisagem bucólica toma conta dos vinhedos, com folhas secas caídas no chão, o tradicional frio da Serra Gaúcha, conhecido por todos e perfeito para degustações de vinhos.